Pesquisar neste blogue

domingo, 21 de junho de 2015

Evolução do PIB/capita

Só agora é que reparei, de forma clara, que desde o 25 de Abril de 1974 (embora com um arranque lento) o PIB/pessoa aumentou até ao crash de 2008.

Fonte: http://www.pordata.pt/Portugal/PIB+e+rendimentos+per+capita-534

No entanto a preços constantes (base 2011), eliminando a inflação, temos um crescimento desde antes do 25 de Abril mas claramente ainda a mostrar que este crash de 2008 foi enorme. De facto teve mais influência no nosso país que a revolução de 1974!
Para mim, é a prova que estamos totalmente globalizados e temos que conhecer e tomar ações a nível mundial, se queremos controlar os destinos da nossa casa!



"Quando se procura comparar ou analisar o comportamento do PIB de um país ao longo do tempo, é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. O primeiro diz respeito ao valor do PIB calculado a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado. Já o segundo é calculado a preços constantes, em que é escolhido um ano-base para o cálculo do PIB, eliminando assim o efeito da inflação. " (https://pt.wikipedia.org/wiki/Produto_interno_bruto)