Cartão dos Transportes Públicos

De forma a facilitar e  incentivar o uso dos transportes públicos penso que deveria ser feito algo importante.
Objectivos: Tornar fácil a percepção de como usar; o que comprar e onde comprar as viagens; ter rapidamente a noção das alternativas que se tem para ir de qualquer ponto a outro bem como comparar automaticamente estas entre si e com transportes próprios.
Isto faria com que as diversas alternativas de transporte fossem usadas com mais frequência e não só em planeamentos atempados ou rotineiros, havendo ganhos energéticos (pois os transportes públicos são sempre mais eficientes) e financeiros para o País. Desenvolveria também os próprios transportes públicos e com o tempo esperaria-se que passassem a fornecer mais percursos e frequências.

Cartão dos Transportes Públicos
A minha ideia seria a criação de um cartão pré-pago ou pós-pago, conforme as pessoas pretendessem, que servisse de bilhete/passe para qualquer transporte público nacional [estatal ou privado] (comboio, metro, eléctrico, trólei, teleférico, autocarro, barco, avião). Caso fosse pós-pago estaria em débito directo na conta bancária, caso pré-pago seria recarregado como um cartão de telemóvel (e poderia haver a possibilidade de reaver dinheiro não gasto).
Todos os outros sistemas actualmente existentes devem gradualmente desaparecer, para não criar alternativas confusas e rígidas (como sistema de zonas, difíceis de alterar quando queremos). Criar um sistema único e simples; que seja possível de perceber rapidamente na totalidade sem obrigatoriedade de haver um funcionário, será uma vantagem muito grande.
As modalidades de passe deixam de existir e passa a haver um desconto por cada utilização que se fizer a mais por mês. Assim o mesmo cartão serve tanto de bilhete único como de passe, conforme o número de viagens que se realizar, sendo o preço adaptativo e mais justo.
Cada empresa aderente teria zonas de passar o cartão e os passageiros teriam de registar no ponto de entrada e saída de cada transporte do seu percurso. Caso falhassem o registo na saída, pagam o máximo de viagem possível daquele transporte específico, como penalização.

Vantagens:
. poupar muito tempo na compra de bilhetes, bilhetes de 10 viagens ou passes pois seria efectuado em qualquer caixa multibanco ou home-banking via Internet.
. fácil de perceber o funcionamento (p.e. as zonas do metro do porto é uma coisa complicada).
. método único para todos os locais, não sendo necessário entender várias máquinas e vários sistemas de pagamento existentes
. permitir decisões à última da hora.
. tornar a experiência de turismo mais agradável (podem-se criar cartões pré-pagos para estrangeiros).

Outras questões
Como tentativa de fornecer as alternativas ponto a ponto encontrei alguns sites, mas bastante lentos e limitados fazendo qualquer um perder o interesse (com excepção do transporlis). Aguardam-se versões melhores para abarcamento nacional:
Melhorias a apontar:
. apontar no mapa onde estamos (automático) e para onde queremos ir;
. considerar bicicleta em percursos pouco íngremes e que envolvam apenas transportes públicos que permitam o transportes de bicicletas (p.e. comboio e metro)
. comparar com carro (considerando para o tempo o tráfego da hora actual; e estimativa de consumo e portagens para o preço)

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