porque é que o populismo é bacoco

Populismo: falas fáceis, que a maioria das pessoas concorda, que puxa ao sentimento em vez da razão, e propõe alterações rápidas e vigorosas no sistema (mas muitas vezes pouco concretas no detalhe) que vão corrigir rapidamente os problemas de uma sociedade.
Tipicamente falam para o povo e contra as elites estabelecidas.
Acusam oponentes moderados e atenciosos de fraqueza ou deslealdade; ou seja, não é tolerante e é anti-tolerante até, na perspectiva que vê a tolerância como causadora de corrupção.

Demagogia: a palavra parte do grego "liderar o povo", onde demagogo tinha a arte de conquistar apoio da maioria. 
Esta palavra passou a ser vista como um Populismo que aproveita a ignorância, medo e preconceito das pessoas e alavancado no espírito de massas/multidão/grupo onde cada indivíduo deixa de pensar tanto por si próprio e deixa-se levar na onda do grupo. 
No processo de controlo do povo, pode ainda usar a estratégia de colocar umas pessoas contra as outras; e pode até nem acreditar realmente no que está a dizer. 
Pode ainda tentar alterar as leis para conseguir implementar certas ações e estender o seu poder em quantidade e tempo (ou seja, criar uma ditadura).
É mais invectivo (fala-se muito mal de algo ou alguém) que lisonjeiro; e promete tudo a todos, mesmo que irrealista e contraditório. 
O populista está assim mais interessado no poder por si, que no benefício que irá trazer à sociedade.



Porque é infantil achar que podemos acabar com a corrupção?
A corrupção significa que uns indivíduos vão ser mais beneficiados que outros. Ora, por muito bons líderes que sejamos e por melhor que tornemos o sistema, nunca vamos ser perfeitos. Há-de haver sempre alguma injustiça, por mais pequena que seja.
Por isso, devemos fazer o melhor por reduzir a corrupção mas nunca acabar com ela.

Porque é que a corrupção não pode ser reduzida de um dia para o outro?
Corrupção significa injustiças no sistema. Se vamos implementar alterações repentinas no sistema, não vamos conseguir corrigir tão facilmente os erros que vamos injectar. Ou seja, vamos criar grandes inconsistências repentinas no sistema, controladas por quem estiver no poder na altura, que vai enviesadamente corrigi-las.
Ou seja, vamos aumentar a corrupção.

Porque é que um líder carismático não é grande pistola?
Um líder carismático é cheio de certezas e coloca as pessoas ou contra ele ou com ele nas suas decisões. 
Um líder deve ouvir toda a gente e ponderar os melhores caminhos em conjunto com o maior número de pessoas que conseguir agregar. Ou seja, é melhor líder quem conseguir organizar o grupo mais heterogéneo e coloca-lo a trabalhar em conjunto ou pelo menos em objectivos onde as ações de uns não estraguem outras de outros.
Ou seja, um melhor líder não tem certezas absolutas, faz é boas perguntas às pessoas certas nas alturas certas.



A anti-tolerância de vez em quando ganha força. As pessoas começam a pensar que a tolerância tolera corruptos, e por isso querem meter super-corruptos (quem faz alterações rápidas vai criar demasiadas inconsistências) no poder para evitar corruptos.
O caminho não deve ser este de facilitismo enganador, mas sim um onde rumámos com firmeza no sentido de melhorar mentalidades, ir implementando mecanismos de transparência e discussão com a tolerância ao nosso lado.

Fontes: 


Todo:
https://www.openculture.com/2016/11/umberto-eco-makes-a-list-of-the-14-common-features-of-fascism.html

Comentários

Mensagens populares