Comparativo potência veículo eléctrico vs casa

Para se ficar com uma noção, deixo um gráfico da variação de potência típica de um carro elétrico Renault Zoe (colorido) e, sobreposto, o de uma casa (preto) onde a maior parte do consumo é para carregar o carro.

As casas tipicamente tem limite máximo de 6.9 kW enquanto há carros que puxam 250kW...

Assim facilmente se percebe porque é que as baterias de um carro podem passar a ser usadas em casas após já estarem demasiado fracas para o primeiro.


Notas técnicas:
 
Apesar de estarmos a comparar potências geradas via corrente e tensão DC com AC, a potência é directamente comparável dado que é uma unidade instantânea P=V*I*FP (onde FP é o factor de potência para o caso AC que é próximo de 1, representando um potencial desvio entre a onda de tensão (V) e corrente (I)).

O carro apresenta potências negativas que corresponde à situação de regenerar energia com as travagens.

Para o caso da casa, apesar da corrente alternada causar uma potência alternada, na prática interessa-nos o consumo efectivo onde a parte negativa é utilizada nos equipamentos como a positiva. Assim, os gráficos usados são os que se vêem na imagem acima, com o valor RMS.

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