CO2 - o plano para reduzir

Segundo a "United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC)" as actuais (2019) fontes emissoras de CO2 repartem-se assim:

Àrea Subàrea Impacto
Energia 75.6%
Electricidade e Aquecimento 41%
Transportes 24%
Indústria 10%
Processos Indústriais 13.7%
Agricultura, Floresta e outros Usos de Terras 8.5%
Desperdício 2.2%

Podemos reparar que a Indústria tem uma importância relativa de 10%+13.7% (23.7%) na geração de CO2.
Dado que a Indústria (23.7%) e a Agricultura (8.5%) trabalha mais durante o dia, podemos ver que se convertermos tudo para equipamentos eléctricos poderemos p.e. aproveitar a energia solar e reduzir as emissões destas àreas quase na totalidade apenas com esta forma de energia. 

Uma àrea como a peninsula hibérica coberta de paineis fotovoltaicos pode alimentar o mundo todo.

Para os Transportes (24%) e geração de Electricidade (41%) durante a noite, precisámos de formas de armazenar energia (embora durante a noite o consumo de electricidade é menor e podemos aumentar éolicas para reduzir a necessidade de baterias).
Nos transportes, a melhor excepção é o comboio que não precisa de baterias: sendo de alta velocidade e standard entre vários países consegue ainda substituir o mais poluente de todos: o avião.

A energia nuclear actual (fissão) ajuda na transição e para reduzir necessidade de baterias. A futura tecnologia de fusão altera o jogo todo mas o que vai alterar depende de quando é efectivamente comercializado e do estado do resto das renováveis e armazenamento. Nas viagens espaciais vai concerteza ter muito impacto.

O nosso objectivo é virar o gráfico de cima para baixo (e, embora no total esteja a subir, em muitas partes do mundo já está a descer).


Outras opiniões:

https://speedandscale.com/tracker/
https://www.tsungxu.com/p/clean-energy-transition-guide

Comentários

Mensagens populares