PAINEIS SOLARES FOTOVOLTAICOS - PARTE 3: CHEGAR AO TOP

 Viva!

Segue agora uma 3ª versão, mais orientada para para quem já tem paineis e quer saber se compensa colocar mais e colocar bateria.


Como os preços baixos à hora de sol parecem ter vindo para ficar, a venda de excedente deixa de compensar e começa a compensar armazenar (bateria de casa, carro eléctrico, ou outro).

Isto também porque o preço de compra é sempre bastante mais caro que o de venda*, logo compensa evitar comprar e ir buscar a uma bateria ou VE via V2G (ver artigo).

*Para além do IVA, a tarifa de acesso às redes aumentou muito (para compensar os preços baixos), tornando-se o componente principal do preço de compra.

Simulador v3

O simulador funciona semelhante à versão anterior. Mantendo todos os campos (de forma mais inteligente e simples) e aumentado a informação para dimensionar a capacidade de Energia (kWh) de bateria ideal.

Como usar:

Regra geral: editar apenas os campos com fundo laranja

  1. Criar cópia deste simulador, a fim de o poder editar
  2. Preparar dados:
  3. Criar conta na e-redes, fazer login e extrair dados do contador para cada um dos últimos 12 meses.
  4. Carregar estes 12 ficheiros no Google Drive com o formato "Google Spreadsheet" e arranjar 1 link para cada
    • Nota: garantir, para cada ficheiro, que a(s) coluna(s) com os valores de consumo (e excedente) [colunas C (e E)] está no formato de número, a fim de poderem ser extraídos:
  5. Na aba "1)simulador", colocar na Fonte dos Dados os links referentes a cada mês.
  6. Colocar o rato por cima de cada link e esperar que apareça a opção de dar permissões de leitura ao ficheiro:
  7. Definir a linha onde os dados começam (16 ou 10):
  1.  Definir o preço actual a que se compra e vende cada kWh de electricidade
  2. Fazer simulações:
  3. Ainda na aba "1)simulador", correr combinações (qtas mais, melhor) de nº de painéis (podem ajustar a potência de cada painel) e de capacidade da bateria.
    • Nota: o simulador demora a correr e terão de esperar pela barra de progresso (canto superior direito)
  4. copiar os valores de entrada (ex: 3 paineis e 20Kwh de bateria) e saída (2X Consumo Evitado Novo e Excesso Total Injectado) para 2 grupos da aba "2A)TANL"
    • Dica: usar CTRL+SHIFT+V para colar apenas os valores
  5. Ir vendo os lucros, TANL, anos de retorno e indepêndencia energética, de modo a ganhar sensibilidade para simular os próximos:
    • Nota: caso já se tenha paineis solares, a % de indepêndencia energética vai ser apenas relativa ao que falta cobrir
  6. 100% virtualmente independente da rede:
  7. Para determinar qual a combinação de quantidade de paineis X capacidade de bateria que permite passar a ter a produção igual ao consumo, e em média, a bateria conseguir armazenar esta produção para ser consumida no local:
    1. colocar o número de paineis de modo à produção, após simulação, ser >= consumo (ex: 7 paineis)
    2. apontar o valor de bateria necessário para armazenar do dia para a noite. Neste ex: ~16kWh para a média anual
    3. Caso queiramos ser autosuficientes no pior periodo, o Inverno, voltar a simular (ex: 16 paineis, 18k5Wh de bateria):
  8. Comparar simulações:
  9. Depois de preencher todas as tabelas de "2A)TANL", ir a "3A)comparativo" para ver quais soluções são melhores em termos de TANL, lucro absoluto, tempo mais rápido de retorno de investimento e independência de rede:
    • Nota: como está de momento, o Excel só permite combinações sem ou com uma única capacidade de bateria (20kWh no exemplo usado).
    • Podemos reparar que, para estes dados de exemplo (família de 4 pessoas com 1 EV e já com 8 paineis), colocando bateria compensa colocar o máximo possível de paineis (ao nível de TANL, lucro, rapidez de retorno e independência de rede).
  10. Dica: Para minha decisão pessoal, uso o critério do TANL bastar ser >3% no ano da menor garantia de todos os equipamentos (aqui incluiu-se já o tempo de retorno de investimento). Após isto escolher o que tiver maior lucro absoluto.
  11. Comparativo para diversas capacidades de bateria:
  12. Na aba "2B)independencia" consegue-se criar uma matriz de combinações entre paineis solares a instalar e capacidade da bateria:
  13. Para garantir 100% independência real da rede, no simulador o valor de bateria terá que ficar superior a 0 durante todo o ano (Minimo de bateria):
  14. Podemos ver acima que é relativamente fácil ficar 100% virtualmente independente da rede em relação ao ano (65% real) ou mesmo ao Inverno (83% real) mas muito dificil ficar realmente 100% independente da rede.

De modo a ficar mais realista, pedir orçamentos de instalação para as várias combinações mais interessantes, alterar os custos de cada combinação e voltar a verificar os resultados.

Série de artigos relacionados

  1. Painel Solar Fotovoltaico Versus Aplicação Financeira
  2. Painel Solar Fotovoltaico - Quanto poupo exactamente?
  3. [este] PAINEIS SOLARES FOTOVOLTAICOS - PARTE 3: CHEGAR AO TOP



Comentários

Mensagens populares