CARROS - O novo armazenamento fotovoltaico

Está a gerar-se cada vez mais energia fotovoltaica e cada vez mais se pergunta onde armazenar o excedente de energia renovável. O objectivo é poder usar em momentos de maior necessidade energética. Já houve notícias de países (ex: Polónia , Chéquia ) que tiveram que desperdiçar esta energia pois não havia consumo na altura em que estava a ser produzida para além sobrecarga no sistema seria prejudicial.

Excelente vídeo explicativo do problema da curva do pato "Duck shape" que a cada vez maior instalação fotovoltaica está a criar:

Por outro lado, temos outro problema por resolver: o sector dos transportes (estimativa de 25% a 30% da energia mundial) tem que migrar de fóssil para eléctrico e vai necessitar de mais energia.

Juntando estes 2 potenciais problemas, no entanto, encontrámos uma solução útil e agradável que resolve os 2: passar a carregar os veículos eléctricos à hora de geração fotovoltaica. Ou seja, em vez de carregar os carros durante a noite passámos a carregar de dia durante o trabalho (aproximadamente entre as 10h e 17h, nomeadamente devendo ser ajustado o consumo para mais perto das 12h). O factor limitativo do mais baixo preço é o custo de estacionamento. O estudo de redes inteligentes, que decidem quando cada veículo deve carregar, de modo a distribuir a carga, é um alvo de estudo já há pelo menos 15 anos.
Neste momento carregámos os carros eléctricos em casa, durante a noite, que é quando podemos conseguir preços de aprox. 0€10/kWh, mas à medida que começa a haver mais fotovoltaicos, os preços à hora de sol começam a tender para 0.
Exemplo já em Maio de 2023 de preços a tender para zero:

Como podemos ver é um excelente incentivo para carregar durante o dia.
Deixa, assim, de ser necessário armazenar energia renovável para os transportes, dado que eles próprios têm baterias. 
Se os veículos tiverem a funcionalidade V2G (Vehicle To Grid) conseguimos ainda mover esta energia solar para o ínicio e fim do dia, onde tipicamente usámos mais energia em nossas casas.
Ficámos assim apenas por resolver ~70% da transição energética (combustíveis fósseis -> electricidade) que se foca na indústria e agricultura; sendo que grande parte não precisa de energia armazenada dado que opera durante o dia e pode usar directamente a energia solar.

P.S.: outra forma de armazenar energia é aquecendo água via bomba de calor.

Comentários

Mensagens populares