Ensinar continuamente o Status Quo

Alguma vez repararam que as notícias são típicamente o que de menos normal existe no mundo?

Elas tipicamente são importantes para nos focarmos no que é preciso melhorar mas não nos dão o contexto geral do que é normal.

Os documentários mostram um pouco mais, mas por vezes também são demasiado focados em certos tópicos e no que salta mais à vista (o que é fora do normal).

Isto ocorre porque, para além de quanto mais sensasionalista mais audiência terá a emissão, é o que o emissor e o receptor estão mais interessados.

Contudo, se não conhecermos a (média da) realidade, ou seja o verdadeiro status quo, e só nos focarmos nos casos extremos vamos sobre-corrigir e estragar o que já estava consolidado.

Um caso ainda pior é o dos media nos EUA onde nem tentam fazer um jornalismo neutro como em Portugal. Ou seja, temos casos extremos com comentários extremos: sendo ainda que uns canais extremam para um lado e outros para o outro, perdendo-se o bom senso comum e uma ponte de entendimento!

Se eu já acho que cada cidadão deve tentar ser o mais isento possível para se tentar aproximar da verdade, então uma cadeia notíciosa o deverá ser ainda mais.

Julgo serem necessárias passar a haver mais emissões (TV, rádio, emissões online, ..) de doses de realidade, partindo, para cada tema, do geral para os vários casos particulares. No fundo investigações jornalisticas associadas a cientistas, onde se dá o contexto da realidade actual e a evolução que tem havido. É ainda muito importante não ser apresentado de forma eclética, mas fácil de entender e passados em horário nobre, com o fim de começar a abranger o maior número de pessoas. Provavelmente só inicialmente viável via os canais públicos dado que é menos sensível à necessidade de audiências.

Alguns exemplos de trabalhos já feitos um pouco neste sentido: 

Comentários

Mensagens populares