carros eléctricos - não pode restar dúvida absolutamente nenhuma

A quem acha que a maioria dos carros futuros não serão eléctricos (EV), seguem factos que tornam óbvia a visão estratégica:

. A extração do lítio é um milésimo da extração actual de fósseis. Mesmo que não fosse, ao contrário dos fósseis, estes materiais das baterias são reutilizados após fim de vida (é muito mais barato e ecológico do que minerar).
. Estão a desenvolver-se baterias de tecnologias alternativas (p.e. sódio em vez de lítio) + todo o ecosistema (novas fábricas por todo mundo incluindo Europa), a um nível de investimento brutal (por parte de todas as empresas privadas relacionáveis (áreas: transportes, energia): o que significa que é óbvio o retorno de investimento e a vaga que vem). As baterias estão a ficar cada vez mais baratas.
. Apesar d ainda não ter havido tempo de haver muitos casos, A vida das baterias nos carros eléctricos está a demonstrar-se durar uma vida esperada de um carro. (A única exceção conhecida foram as 1as gerações do Nissan Leaf)
. A potência de um carro eléctrico básico vai aos 70kW enquanto uma casa vai aos 6k9W. Para além disso, tipicamente numa casa não apanha tanto calor. Ou seja, após vida útil num carro, trabalhar para uma casa é canja , por mais uns anos. Após isto os materiais caros são recuperados. Quem perceber bastante de electrónica já consegue hoje montar um sistema muito barato: https://www.youtube.com/watch?v=XHZWGLzT7gg&t=387s
. A geração de electricidade tem vindo a tornar-se mais e mais sustentável evitando combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás) e usando renováveis (hidroeléctrica, eólica e solar) e nuclear. As baterias estacionárias (a ficar mais baratas) estão a entrar para permitir posteriores aumentos da quota de renováveis, e será importante também haver um ajuste das horas de carregamento de EVs pelos utilizadores para as horas de excedente (mais baratas)
. Os mercados funcionam mas existem falhas como não considerar externalidades negativas (os efeitos adversos que quem lucra com dado negócio não é responsabilizado). É óbvio que o estado tem que fazer pagar quem polui pelo mal que causa à sociedade. É também óbvio que as alterações climáticas não são para ignorar de todo. A temperatura média têm até aumentado mais do que o previsto pelos cientistas da área que já estão a recalcular os modelos para mais pessimista. O aumento de temperatura média aumenta energia no sistema que causa fenómenos destruidores e casos de frio mais extremo e calor mais extremo que começam a ser cada vez mais visíveis.
. Os carros a combustão tem 18x mais probabilidade de incendiar que os eléctricos: https://observador.pt/programas/operacao-stop/que-carros-ardem-mais-electricos-ou-a-gasolina/
. Custo para colocar um fóssil a andar 100km são aproximadamente 10€ enquanto que um eléctrico consegue-se a 2€ ou 0€ se a energia solar no mercado estiver nula ou negativa ou se tivermos painéis solares
. As bombas de combustível vão começar a desaparecer.. reconvertidas para eléctricos:
https://www.reddit.com/r/AutoTuga/s/1s7BzNWXz2
https://www.prensalatina.com.br/2024/07/04/metade-dos-postos-de-gasolina-deverao-fechar-na-holanda/
(. Há pessoal que goza a Europa por legislar muito, mas no fim toda a gente vai preferir carros europeus aos americanos e chineses devido a proteção de dados e privacidade.)

Crescimento exponencial:

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