carros eléctricos - não pode restar dúvida absolutamente nenhuma

A quem acha que a maioria dos carros futuros não serão eléctricos (VE), seguem factos que tornam óbvia a visão estratégica:
  1. A extração do lítio (e outros minérios para VE) é um milésimo da extração actual de fósseis

    1. Mesmo que não fosse, ao contrário dos fósseis, estes materiais das baterias são reutilizados após fim de vida (é muito mais barato e ecológico do que minerar).
  2. Estão a desenvolver-se baterias de tecnologias alternativas (p.e. sódio em vez de lítio) + todo o ecosistema (novas fábricas por todo mundo, incluindo Europa), a um nível de investimento brutal (por parte de todas as empresas privadas relacionáveis (áreas: transportes, energia): o que significa que é óbvio o retorno de investimento e a vaga que vem). As baterias estão a ficar cada vez mais baratas.
  3. Apesar d ainda não ter havido tempo de haver muitos casos (VEs só existem desde 2012), A vida das baterias nos carros eléctricos está a demonstrar-se durar uma vida esperada de um carro. (A única exceção conhecida foram as 1as gerações do Nissan Leaf)
  4. A potência de um carro eléctrico mais básico vai até aos 70kW (os mais desportivos vão aos 300kW) enquanto uma casa vai apenas aos 6k9W. Ou seja, após vida útil num carro, colocar uma bateria a trabalhar para uma casa é canja , por mais uns anos valentes. Para além disso, tipicamente numa casa não apanha tanto calor. 
    1. Quem perceber bastante de electrónica já consegue hoje montar um sistema muito barato.
    2. Após este uso, os materiais caros são recuperados como visto acima.
  5. A geração de electricidade tem vindo a tornar-se mais e mais sustentável evitando combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás) e usando renováveis (hidroeléctrica, eólica e solar) e nuclear. As baterias estacionárias (a ficar mais baratas) estão a entrar para permitir posteriores aumentos da quota de renováveis, e será importante também haver um ajuste das horas de carregamento de VEs pelos utilizadores para as horas de excedente (mais baratas)
  6. Os mercados funcionam mas existem falhas como não considerar externalidades negativas (os efeitos adversos por quem lucra com dado negócio não é responsabilizado). É óbvio que o estado tem que fazer pagar quem polui pelo mal que causa à sociedade. É também óbvio que as alterações climáticas não são para ignorar de todo. A temperatura média têm até aumentado mais do que o previsto pelos cientistas da área que já estão a recalcular os modelos para mais pessimista. O aumento de temperatura média aumenta energia no sistema que causa fenómenos destruidores e casos de frio mais extremo e calor mais extremo que começam a ser cada vez mais visíveis.
  7. Na UE, 25% das emissões de CO2 provém do sector de transportes.
  8. Os carros a combustão tem 8 a 18x mais probabilidade de incendiar que os eléctricos.
  9. Custo para colocar um fóssil a andar 100km são aproximadamente 10€ enquanto que um eléctrico consegue-se a 2€ (ou 0€ se a energia solar no mercado estiver nula ou negativa ou se tivermos painéis solares).
  10. As bombas de combustível vão começar a desaparecer.. reconvertidas para eléctricos:
    1. https://www.reddit.com/r/AutoTuga/s/1s7BzNWXz2
    2. https://www.prensalatina.com.br/2024/07/04/metade-dos-postos-de-gasolina-deverao-fechar-na-holanda/
  11. (Há pessoal que goza a Europa por legislar muito, mas no fim toda a gente vai preferir carros europeus aos americanos e chineses devido a proteção de dados e privacidade.)
  12. Crescimento exponencial:

DETALHES:

  1. Extração de Fósseis vs materiais para fazer VEs (baterias, motores, inversores, etc):
    1. Comparativo a 2025:
      1. Milhões de Toneladas extraídas por ano para:
        1. Veículos a gasolina/gasóleo: 3.060
        2. Veículos Eléctricos: 6
      2. Energia/ano necessária para extração e processamento:
        1. Veículos a gasolina/gasóleo: 15.5 exaJoules
        2. Veículos Eléctricos: 0.001 exaJoules
    2. Fósseis:
      1. Petróleo: ~5.100.000 ktoneladas/ano (i.e. 100.000.000 barris/dia e 211 exaJoules/ano); sendo que 60% é para o sector dos transportes; TOTAL_veículos_fósseis = 3.060.000 ktons/ano.
        1. Energia consumida no esforço de extração: 15.5 exaJoules (6%)
        2. Transportado: 3.35 exaJoules
          1. 40% via petroleiros
          2. 50% dutoviário (oleodutos)
          3. 6% via camiões
          4. 3% via comboio
          5. 1% outros
        3. Perdas e gasto no transporte: 1.34 exaJoules (1% a 2%) (ineficiência operacional (ex: carga/descarga) + fugas + evaporação + energia p/ o transporte + falhas estruturais + manipulação + sabotagem + acidentes)
      2. Gás: 4.250.000.000.000 m3/ano; sendo que apenas 3,5% é para o sector dos transportes (a maioria é para indústria, energia e aquecimento).
        1. Consumido no esforço de extração (inclui queima de gas excedental: flaring): 7%
        2. Transportado:
          1. 12% via navios-cisterna
          2. 85% dutoviário (gasodutos)
          3. 2% via camiões
          4. 0.5% via comboio
          5. 0.5% outros
        3. Perdas e gasto no transporte: 2% a 4% (energia p/ o transporte + ineficiência operacional (ex: carga/descarga) + fugas + evaporação + falhas estruturais + manipulação + sabotagem + acidentes)
  2. Materiais para baterias:
    1. [30%] Alumínio (Al): 70.000 a 76.470 ktoneladas/ano | 5% para VEs
    2. [21%] Grafite (C): 1.400 a 1.500 ktoneladas/ano | 32% para VEs
    3. [17%] Cobre (Cu): 22.000 ktoneladas/ano | 5% para VEs
    4. [9%] Niquel (Ni): 3.200 a 3.700 ktoneladas/ano | 15% para VEs
    5. [6%] Ferro (Fe): 2.600.000 ktoneladas/ano | 0.015% para VEs
    6. [6%] Fosfato (P): 50.000 a 80.000 ktoneladas/ano | 0.5% para VEs (a maioria é para fertilizantes agrícolas)
    7. [3%] Manganês (Mn) : 20.000 ktoneladas/ano | 1% para VEs
    8. [3%] Lítio (Li)240 a 260 ktoneladas/ano | 70% para VEs
    9. [2%] Cobalto (Co): 280 a 290 ktoneladas/ano | 43% para VEs
    10. Magnésio (Mg): 1.000 ktoneladas/ano | 5% para VEs
    11. Silício (Si): 3.470 a 8.000 ktoneladas/ano | 1% para VEs
    12. Vanadium (V): 100 ktoneladas/ano | 2% para VEs
    13. Molybdenum (Mo): 320 ktoneladas/ano | 0.5% para VEs
    14. Índio (In): 1 ktoneladas/ano | 2% para VEs
    15. Gálio (Ga): 0.3 ktoneladas/ano | 5% para VEs
    16. Terras Raras (Nd/Pr/Dy/Tb+La/Zr): 240 a 350 ktoneladas/ano | 20% para VEs
    17. TOTAL_VEs = 6.424 ktons/ano (usando os maiores valores das estimativas de valores e %)

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