CARROS - AS NOVAS BATERIAS PARA A CASA

No seguimento de perceber que devemos carregar os carros à hora de sol, vamos agora explorar a possibilidade de usar esta energia para a casa.

Factos:

  • Uma bateria de carro tem uma capacidade muito maior do que uma bateria estacionária residencial (>5 kWh contra >50 kWh).
  • Geralmente uma casa precisa de uma bateria de apenas 20kWh (de modo a ficar virtualmente 100% independente da rede). Um carro tem >50kWh.
  • Se precisamos de ter um carro, já fizemos o investimento de uma bateria excelente.
  • Usar para a casa terá um efeito negligenciável na vida útil da bateria. Isto porque carro vs casa: 
    • Potência: >70 vs 7 kW
    • Energia: 15 vs 5 kWh
  • Podemos carregar o carro em horários mais baratos ou através de painéis fotovoltaicos (em casa ou fora) para usar a energia de volta em horários mais caros (tipicamente final da tarde).
  • No caso de energia fotovoltaica, é muito melhor investimento adiar o uso da energia solar do que vendê-la para a rede. 
    • Isto porque mesmo se os preços de compra e venda forem iguais, a compra tem muitos impostos, taxas e subsídios.

Podemos assim ver que só vamos precisar de usar parte da bateria de um carro para a casa. Parte essa que não vai ser necessária para 95% das vezes, pois não precisamos da autonomia total do carro  no dia-a-dia típico. E mesmo que precisemos, é possível carregar durante a noite.

Estratégicamente é assim muito óbvio que vamos inevitavelmente caminhar para a padronização do V2H (Vehicle to Home).

Contudo, não havendo um Elon Musk que mostre este caminho, a indústria tem muita dificuldade em coordenar-se numa visão clara, incluíndo os agora  muito relevantes construtores chineses.

Até ao momento só tem havido protótipos, sistemas muito caros e proprietários (apenas funciona num sistema muito restrito de cada marca). Os sistemas que usam o conector CHAdeMO, que estavam mais avançados em V2H (ex. Nissan Leaf), estão-se a tornar obsoletos uma vez que o padrão europeu está a ser definido como CCS.

Tabela com informação parcial dos sistemas existentes:

availableBrandModelPowerphasesCHAdeMOCCSNACSRegionStandardon-gridoff-grid (backup)price
ChaoJi (CHAdeMO 3.0)China
InternationalISO 15118-20
yesDeltaV2H11A-11/2211 or 22kW3P+N+PETRUEFALSETaiwanTRUETRUE
noDeltaV2H 6kW6kW1
noAutelMaxiCharger V2X12kWTRUECCS1 (150-950V)USOCPP 1.6
noEnphasebidirectional EV charger (IQ8 microinverters)TRUETRUE
2025SolarEdgebidirectional charger12kW-charge 24kW-discharge400/800V
Ford F-150Ford (Sunrun )Charge Station Pro+ Delta10kW bidirectional charger+..19.2kW/9.6kW$ 15000
indraTRUE
Quasarwallbox Quasar7,4kWTRUEUS$4000
yesFermataFE-15TRUEUSUL9741 (UL1741+IEEE1547 )
FermataFE-2020kW i/o3TRUEUSUL9741 (UL1741+IEEE1547 )
GoodWeET Series Bidirectional InverterTRUEChina
KstarV2H inverterTRUETRUEChina
Highbury7 or 11kWTRUETRUEAustraliaAS4777.1 and AS4777.2 (will likely lead to updates in the AS/NZS3000 wiring rules)
SigenergySigenstor5 to 25 kW1 or 332-1000VAustraliaAS4777.1 and AS4777.2 (will likely lead to updates in the AS/NZS3000 wiring rules)AU$6,000
AmbiboxDC Wallbox11kW and 22kW3up to 400VGermanyOCPP 2.0.1 & 1.6J, Websockets, MQTT, and SmartHome protocols
IntercontrolTRUE
SungrowSBR SeriesTRUEChina
HuaweiFusionHomeTRUEChina
GrowattSPA SeriesTRUEChina
BREK+EmporiaBREK Electronics Emporia V2X + Emporia Vue home energy management system11.52kWCCS1USUS$1500
GMEnergy PowerShift Charger + V2H Enablement Kit19.2kW outputFALSE$ 12700
QuasarQuasar 211.5kW i/ospain
Renault 5 systemAC output
HagerEnergycentral elétrica doméstica CC da série S10 E COMPACT

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