Honestidade Intelectual

Gosto muito de honestidade intelectual, tal como definida de momento na Wikipédia:

"Honestidade Intelectual é um método aplicado de resolução de problemas caracterizado por uma atitude imparcial e honesta, que pode ser demonstrada de diversas formas:
. As crenças pessoais ou políticas de um indivíduo não interferem com a busca pela verdade;
. Fatos relevantes e informações não são omitidas propositalmente, mesmo quando os mesmos contradizem a hipótese do indivíduo;
. Fatos são apresentados sem viés e não distorcidos para dar impressões enganadoras ou dar suporte a uma visão;
. Referências, ou trabalho prévio, são reconhecidos sempre que possível, plágio é evitado.

O estudioso de ética de Harvard, Louis M. Guenin, descreve o "cerne" da Honestidade Intelectual como sendo "uma disposição virtuosa à abstenção de enganar frente a um incentivo a enganar"."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Honestidade_intelectual


Acontece que isto dá demasiado trabalho e vai contra os nossos próprios interesses. Só pessoas com mentalidade de longo prazo até ao ponto de se focar nas próximas gerações (e não na sua vida), é que conseguem concretizar na plenitude.

Por outro lado, é preciso ter muita coragem e muita paciência para encarar a realidade crua e nua e não andar com paninhos quentes. Muita gente foge da complexidade e amargura.
Mas paradoxalmente isto aparentemente poderá ir contra algo importante para tentar melhorar o futuro, que é o "fake until you make it" ou visualizar algo que ainda não existe e viver em função dessa realidade alternativa melhor , de modo a empurrar a realidade e a mentalidade das pessoas à nossa volta. São os "loucos que mudam o mundo" e se focam na alternativa em vez da realidade. O paradoxo é derrubado caso a mesma pessoa (ou uma mesma equipa) consiga ver em simultâneo como as coisas são e como poderão ser.

Comentários

Mensagens populares